Professor de Matemática Ensino Médio

📍 Curitiba - PR Publicado 24/10/2025 Área: Professor de Matemática
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Vaga no Setor Educacional

Local

Curitiba - PR

Presencial

Responsabilidades

  • Realizar o planejamento anual, semestral e trimestral do componente curricular, alinhado com as matrizes de referências (BNCC, ENEM e PAS/UnB) e estruturado com práticas pedagógicas eficientes para o desenvolvimento das habilidades preconizadas para a formação integral dos estudantes.
  • Registar, acompanhar e sinalizar sistematicamente para a Coordenação Pedagógica, atitudes inadequadas e ou situações preocupantes com os estudantes durante as aulas, assim como questões referentes a registro das notas de avaliações e do conteúdo programático trabalhado em cada turma, frequência, rendimento, pontualidade e assiduidade dos estudantes, de modo a contribuir com o aprimoramento da qualidade do ensino e com a aprendizagem pessoal.
  • Planejar e desenvolver aulas criativas e eficazes que contemplem o conteúdo concomitante com o projeto pedagógico da Unidade, assim como avaliar os resultados das ações do planejamento, a fim de medir o índice de estudantes com rendimentos favoráveis.
  • Participar de formações continuadas, coordenações coletivas, reuniões de pais e conselhos de classe, bem como atender e dialogar a respeito do crescimento acadêmico de cada estudante.
  • Atender às solicitações da Direção Escolar, Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica referentes a sua ação como docente, levando em consideração a missão da rede educacional.
  • Acompanhar e orientar os estudantes com dificuldades de aprendizagem, bem como fazer os encaminhamentos para a Orientação Educacional, de modo a mediar, facilitar e articular o conhecimento, proporcionando ao aluno mecanismo para o seu desenvolvimento acadêmico.
  • Elaborar materiais físicos e virtuais, bem como avaliações que valorizem o potencial dos estudantes e instrumentos avaliativos de acordo com as normas da unidade e nos prazos estabelecidos.
  • Ministrar aulas, presenciais e remotas (aulas on-line, transmissão simultânea), utilizando plataformas digitais, bem como realizar o abastecimento de material didático/avaliações por meio de plataformas específicas, garantindo a acessibilidade dos educandos, em consonância com o planejamento das atividades pedagógicas definidas para a disciplina, com vistas a cumprir com o calendário proposto para o segmento.
  • Elaborar e aplicar testes, provas e outros instrumentos usuais de avaliação que explorem as competências abordadas no planejamento pedagógico, de modo a contribuir no desenvolvimento e no aprendizado dos estudantes e verificar o aproveitamento e eficácia dos métodos adotados.
  • Estabelecer estratégias de recuperação, juntamente com a equipe pedagógica, assim como propor atividades de revisão do conteúdo, a fim de reforçar o que já foi ministrado, maximizar o conhecimento e superar as dificuldades observadas nas avaliações.
  • Avaliar sistematicamente o desempenho da turma e dos estudantes individualmente, descrevendo em relatório as informações observadas, a fim de estabelecer estratégias de recuperação juntamente à Coordenação Pedagógica e/ou à Orientação Pedagógica.
  • Participar de reuniões com os responsáveis, atendendo-os individualmente, para dialogarem a respeito do desenvolvimento pedagógico do estudante, bem como entregar, corrigidas, as atividades realizadas, a fim de que os responsáveis acompanhem o progresso de aprendizagem.
  • Acompanhar e sinalizar sistematicamente no diário de classe a frequência, disciplina e rendimentos do estudante, bem como os conteúdos ministrados durante cada aula para fins de acompanhamento e avaliação da Coordenação Pedagógica.
  • Criar e aplicar em sala de aula, materiais pedagógicos diversos, tais como provas, redações, simulados e atividades diversas que explorem as competências abordadas no planejamento pedagógicos, a fim de promover o desenvolvimento e o aprendizado do estudante.
  • Manter a ordem e a disciplina dos estudantes, bem como estabelecer e gerenciar durante a aula, mecanismos que façam os estudantes pensarem e pesquisarem temas relacionados aos conteúdos ministrados em sala de aula, a fim de promover o bom desempenho das ações propostas em planejamento pedagógico, além de acompanhar os estudantes portadores de necessidades educacionais especiais.
  • Levantar e interpretar dados relativos as notas de avaliações internas e externas, utilizando os registros do sistema utilizado pela Unidade, planilhas liberadas pelo coordenador e órgãos governamentais, a fim de facilitar a condução do planejamento e o replanejamento, se necessário.
  • Definir, a nível escolar, os objetivos do plano curricular pertinentes a cada série, a partir de estudo prévio do perfil da turma e legislações específicas, a fim de resguardar o cumprimento das legislações previstas.
  • Definir e utilizar formas de avaliações condizentes com o esquema de referências teóricas utilizados pela Unidade e nas matrizes de avaliações externas (Enem), de modo a preparar os estudantes nos diversos processos seletivos.
  • Participar ativamente de feiras de conhecimento nos ambientes da Unidade, orientando os estudantes quanto à elaboração e apresentação dos trabalhos, a fim de garantir a efetividade do evento e auxiliar os estudantes no processo de ensino-aprendizagem.
  • Orientar aos estudantes sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), quando necessário, a fim de garantir sua segurança durante a execução das atividades propostas.
  • Ensinar, construir conhecimento, estimular pensamentos, provocar reflexões, sendo agente mediador e motivador do processo de ensino-aprendizagem da unidade.
  • Promover a versatilidade didática e atualizar-se continuamente nos assuntos relacionados a sua docência, utilizando-se de diferentes recursos didáticos e estratégias de ensino, assim como planejar e executar aulas com o uso de tecnologias educacionais, alinhados às diretrizes educacionais da Unidade, a fim de tornar a aprendizagem significativa aos educandos.
  • Executar outras atribuições da mesma natureza e nível de complexidade, associadas ao ambiente organizacional.

Requisitos

  • Experiência em ensino médio
  • Conhecimento profundo de matemática
  • Capacidade de planejar e executar aulas de forma eficaz
  • Habilidade para lidar com estudantes de diferentes níveis de compreensão
  • Competência em uso de tecnologias educacionais
  • Capacidade de interpretar dados e resultados de avaliações

Diferenciais

  • Mestre ou Doutorado em Matemática ou áreas afins
  • Certificações em metodologias pedagógicas inovadoras
  • Experiência em ensino remoto e uso de plataformas digitais
  • Habilidade em desenvolver materiais didáticos diversificados