Professor de Língua e Literatura Portuguesa EF - CWB

📍 Curitiba - PR Publicado 27/10/2025 Área: Professor de Língua e Literatura Portuguesa

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Sobre a vaga

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Vaga no Setor Educacional

Local

Curitiba - PR

Presencial/Híbrido

Responsabilidades

  • Realizar o planejamento anual, semestral e trimestral do componente curricular, alinhado com as matrizes de referências (BNCC, ENEM e PAS/UnB) e estruturado com práticas pedagógicas eficientes para o desenvolvimento das habilidades preconizadas para a formação integral dos estudantes.
  • Registar, acompanhar e sinalizar sistematicamente para a Coordenação Pedagógica, atitudes inadequadas e ou situações preocupantes com os estudantes durante as aulas, assim como questões referentes a registro das notas de avaliações e do conteúdo programático trabalhado em cada turma, frequência, rendimento, pontualidade e assiduidade dos estudantes.
  • Planejar e desenvolver aulas criativas e eficazes que contemplem o conteúdo concomitante com o projeto pedagógico da Unidade, assim como avaliar os resultados das ações do planejamento.
  • Participar de formações continuadas, coordenações coletivas, reuniões de pais e conselhos de classe, bem como atender e dialogar a respeito do crescimento acadêmico de cada estudante.
  • Atender às solicitações da Direção Escolar, Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica referentes a sua ação como docente.
  • Acompanhar e orientar os estudantes com dificuldades de aprendizagem, bem como fazer os encaminhamentos para a Orientação Educacional.
  • Elaborar materiais físicos e virtuais, bem como avaliações que valorizem o potencial dos estudantes e instrumentos avaliativos de acordo com as normas da unidade e nos prazos estabelecidos.
  • Ministrar aulas, presenciais e remotas (aulas on-line, transmissão simultânea), utilizando plataformas digitais, bem como realizar o abastecimento de material didático/avaliações por meio de plataformas específicas, garantindo a acessibilidade dos educandos, em consonância com o planejamento das atividades pedagógicas definidas para a disciplina.
  • Elaborar e aplicar testes, provas e outros instrumentos usuais de avaliação que explorem as competências abordadas no planejamento pedagógico.
  • Estabelecer estratégias de recuperação, juntamente com a equipe pedagógica, assim como propor atividades de revisão do conteúdo.
  • Avaliar sistematicamente o desempenho da turma e dos estudantes individualmente, descrevendo em relatório as informações observadas.
  • Participar de reuniões com os responsáveis, atendendo-os individualmente, para dialogarem a respeito do desenvolvimento pedagógico do estudante, bem como entregar, corrigidas, as atividades realizadas.
  • Acompanhar e sinalizar sistematicamente no diário de classe a frequência, disciplina e rendimentos do estudante, bem como os conteúdos ministrados durante cada aula.
  • Criar e aplicar em sala de aula, materiais pedagógicos diversos, tais como provas, redações, simulados e atividades diversas que explorem as competências abordadas no planejamento pedagógicos.
  • Manter a ordem e a disciplina dos estudantes, bem como estabelecer e gerenciar durante a aula, mecanismos que façam os estudantes pensarem e pesquisarem temas relacionados aos conteúdos ministrados em sala de aula.
  • Levantar e interpretar dados relativos as notas de avaliações internas e externas, utilizando os registros do sistema utilizado pela Unidade, planilhas liberadas pelo coordenador e órgãos governamentais.
  • Definir, a nível escolar, os objetivos do plano curricular pertinentes a cada série, a partir de estudo prévio do perfil da turma e legislações específicas.
  • Definir e utilizar formas de avaliações condizentes com o esquema de referências teóricas utilizados pela Unidade e nas matrizes de avaliações externas.
  • Participar ativamente de feiras de conhecimento nos ambientes da Unidade, orientando os estudantes quanto à elaboração e apresentação dos trabalhos.
  • Orientar aos estudantes sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), quando necessário.
  • Ensinar, construir conhecimento, estimular pensamentos, provocar reflexões, sendo agente mediador e motivador do processo de ensino-aprendizagem da unidade de missão.
  • Promover a versatilidade didática e atualizar-se continuamente nos assuntos relacionados a sua docência, utilizando-se de diferentes recursos didáticos e estratégias de ensino, assim como planejar e executar aulas com o uso de tecnologias educacionais, alinhados às diretrizes educacionais da Unidade.
  • Executar outras atribuições da mesma natureza e nível de complexidade, associadas ao ambiente organizacional.

Requisitos

  • Graduação completa em Licenciaturas
  • Desejável: Pós-Graduação ou MBA em Psicologia Escolar, Psicopedagogia, ou áreas correlatas.
  • Experiência nas atividades do cargo
  • Conhecimentos em sala de aula em disciplina de língua portuguesa no Ensino Fundamental II.