Gerente Regional de Vendas – Multicanal (Centro-Oeste) Descrição da vaga Buscamos um(a) Gerente Regional de Vendas com forte capacidade de liderança e visão estratégica para atuar com gestão de contas-chave (Key Account) do canal alimentar (nacional e regional), desenvolvimento de equipe, negociações comerciais, execução de planos estratégicos, além do acompanhamento de indicadores de desempenho (sell-in, sell-out, DOH, estoque virtual e execução em campo).
Local
Brasília - DF
Presencial
Responsabilidades
- Realizar a gestão direta do time de vendas interno, promovendo um ambiente de alto desempenho, colaborativo e orientado para resultados.
- Garantir o desenvolvimento e evolução da equipe, aplicando os programas definidos pela empresa e pela Gerência Nacional.
- Valorizar profissionais com resultados comprovados, promovendo reconhecimento, desenvolvimento de competências e retenção de talentos.
- Identificar potencial, fortalezas e pontos de melhoria dos colaboradores da equipe (exceto parceiros externos), elaborando e executando planos de ação personalizados com o apoio do Business Partner (BP).
- Conduzir os processos seletivos de forma estratégica, atraindo talentos que se alinhem ao perfil do canal, da função e à cultura da empresa.
- Garantir a realização completa do Ciclo de Gestão de Pessoas da Santa Helena, avaliando objetivos, performance e comportamento do time.
- Participar das sessões de Calibração de Performance com os pares, validando critérios e alinhando percepções sobre o desempenho da equipe.
- Propor movimentações salariais, promoções, movimentações laterais ou desligamentos, com base no processo de Meritocracia vigente.
- Conduzir discussões de carreira e entender as motivações individuais dos colaboradores, traçando planos de retenção e desenvolvimento.
- Realizar a revisão dos objetivos da equipe no meio do ano fiscal, alinhando KPIs, metas e dando feedback imediato sobre performance e atitudes.
- Executar o fechamento do ciclo anual de pessoas, seguindo as orientações do RH e da liderança.
- Alinhar com os demais líderes da empresa os caminhos de desenvolvimento, reconhecimento e alinhamento cultural da equipe sob sua responsabilidade.
- Planejar, gerenciar e controlar as atividades comerciais com os clientes da região, tanto com o time de vendas interno quanto com os Representantes Comerciais Autônomos (RCAs).
- Ser o principal responsável pelas negociações com as grandes contas nacionais, elaborando planos conjuntos de negócios (JBP's) e construindo relações de longo prazo.
- Assegurar que os Gerentes de Vendas Regionais recebam e executem corretamente os acordos firmados com contas nacionais.
- Participar ativamente das reuniões semanais com a Gerência Nacional para alinhamento de estratégias, performance e direcionamentos.
- Colaborar na construção do Plano Operacional de Vendas (PO), e desdobrar planos mensais de ação para garantir o alcance das metas de volume, cobertura e rentabilidade.
- Garantir o cumprimento das políticas comerciais e diretrizes da empresa para todos os canais sob sua responsabilidade.
- Apresentar e acompanhar o planejamento trimestral, com foco nas ações do mês, correção de desvios e aproveitamento de oportunidades de mercado.
- Assegurar a execução de todas as estratégias comerciais nacionais e regionais, com foco em resultados sustentáveis.
- Promover constante alinhamento e colaboração com os demais gerentes e pares da empresa, garantindo atuação integrada e sinérgica entre canais.
- Apresentar mensalmente o calendário promocional da região, com ações de descontos, campanhas do tipo "pague 2, leve X", pontos extras, tabloides, contrapartidas de sell-out, entre outras.
- Realizar visitas a campo de forma recorrente, acompanhando a execução, analisando a concorrência e identificando oportunidades de melhoria na presença e na distribuição dos produtos.
- Após cada visita a campo, propor planos de ação específicos baseados nos principais achados, com foco em execução e rentabilidade.
- Utilizar relatórios e ferramentas disponibilizadas pelo time corporativo para analisar mercado e clientes, orientando a equipe sobre técnicas de vendas mais eficazes.
- Auditar a execução da equipe de vendas, verificando se os planos de trabalho, job descriptions e KPIs estão sendo cumpridos corretamente.
- Consolidar e reportar informações de mercado e concorrência por meio dos relatórios GER, subsidiando decisões estratégicas da companhia.
- Conduzir reuniões semanais com logística e vendas para revisar posicionamento de estoque, status de pedidos, carteira e captação semanal.
- Acompanhar de perto o cadastro de novos clientes e garantir o faturamento da carteira, bem como a entrada e entrega dos pedidos (EDI ou digitados).
- Participar de reuniões regulares com áreas parceiras (Trade, Merchandising, Produto, Marketing) para alinhamento de estratégias e projetos.
- Comunicar novos projetos à equipe, realizar sessões de coaching sobre precificação, posicionamento de produtos no PDV, ações de sell-in e sell-out.
- Acompanhar as informações do S&OP relativas à posição de estoque e garantir o alinhamento com os times de execução e vendas.
- Orientar RCAs e equipe interna para garantir metas de visitas, distribuição numérica e presença dos produtos no mercado.
- Conduzir os processos administrativos relacionados à equipe como prestação de contas, controle de despesas de viagens, coleta de documentos na admissão/desligamento.
- Responsável por reportar problema(s) relacionado(s) ao Sistema de Gestão de Qualidade, Segurança de Alimentos, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho para a(s) pessoa (s) designada (s).
- Responsável por atuar ativamente e conjuntamente para a construção de um ambiente de trabalho pautado pela diretrizes ESG, zelando pela correta utilização dos recursos naturais, respeitando a diversidade, a equidade e a inclusão e realizando suas atividades segundo a governança estabelecida e os preceitos do Código de Conduta Ética e Profissional.
Requisitos
- Ensino Superior completo nas áreas de Administração, Marketing, Economia ou áreas correlatas.
- MBA nas áreas de Administração, Marketing, Economia ou áreas correlatas.
- Mínimo de 10 anos de experiência comprovada atuando na área de Vendas em todos os canais.
- Pelo menos 3 a 5 anos de experiência atuando como Gerente de Vendas no canal Key Account Alimentar.
- Experiência comprovada no setor de alimentos, preferencialmente em empresas FMCG (Fast Moving Consumer Goods).
- Residir na região Centro-Oeste (preferencialmente Brasília ou Goiânia).
- Disponibilidade para viagens frequentes na região.
- Excel avançado (incluindo fórmulas, tabelas dinâmicas, gráficos, Power Query).
- Domínio da ferramenta Neogrid.
- Domínio de ferramentas de leitura de mercado: Scantech e Nielsen.
- Conhecimento prático e estratégico em Trade Marketing e Execução.
- Desejável experiência na elaboração de JBP (Joint Business Plan) com grandes contas.
- Desejável histórico de gestão de equipes comerciais com foco em alta performance e meritocracia.
- Desejável vivência em projetos de expansão comercial ou reestruturação de canais de venda.
Diferenciais
- Vale Alimentação
- Vale Refeição
- Convênio Médico - Unimed
- Convênio Odontológico - Unimed
- Seguro de Vida
- Zenklub
- Convênio Farmácia
- PLR
- Previdência Privada
- Desconto nos produtos da empresa
- Acesso ao clube do SESI
- Wellhub
Processo seletivo
- Cadastro
- Triagem
- Entrevista Gestor e RH
- Teste de Perfil e Habilidades Técnicas
- Entrevista | Comissão Avaliativa
- Contratação
Sobre a empresa
Presente no mercado desde 1942, a Santa Helena é a maior indústria de alimentos à base de amendoim do Brasil.
Quando o assunto é amendoim, somos referência nacional!
Trabalhamos para criar memórias afetivas e rechear os momentos de união com muito sabor e diversão.
Simplicidade, respeito à pluralidade, compromisso com os resultados e cuidado com a satisfação de nossos clientes e consumidores são alguns dos ingredientes que compõem os nossos mais de 80 anos de história.
O segredo está no comprometimento das pessoas do nosso time com a missão de oferecer uma experiência diferenciada a partir da degustação das delícias das nossas marcas.
Não tem como pensar em doces de amendoim e não lembrar da nossa querida Paçoquita.
Mendorato é sinônimo de amendoim japonês e tradição.
Crokíssimo, Amindus e Cuida Bem também integram o nosso portfólio e temperam os encontros com a família e os amigos.
Buscamos a melhoria contínua, com foco em qualidade, e o nosso desafio é levar o melhor do amendoim a cada vez mais pessoas.
Etapas do processo
- Etapa 1: Cadastro
- Etapa 2: Triagem
- Etapa 3: Entrevista Gestor e RH
- Etapa 4: Teste de Perfil e Habilidades Técnicas
- Etapa 5: Entrevista | Comissão Avaliativa
- Etapa 6: Contratação