Gerente de Seguridade

📍 Brasília - DF Publicado 23/12/2025 Área: Gerente de Seguridade

Entre ou cadastre-se para liberar a candidatura

Faça login para acessar o link e 79.969 vagas ativas.

  • Link original liberado
  • Alertas de vagas
  • Favoritas salvas

Sem custo — leva cerca de 1 minuto.

Sobre a vaga

Leia os requisitos e vantagens antes de aplicar. Atualize seu currículo para aumentar as chances.

Contrato: CLT (Efetivo) Vagas: 1 Carga horária: 40 Atividades

Local

Brasília - DF

Presencial

Responsabilidades

  • Gerenciar o processo de arrecadação das contribuições dos planos previdenciários
  • Estudar e propor melhorias nos Planos de Benefícios, com base no cenário interno e externo
  • Acompanhar as provisões matemáticas e dos recursos garantidores dos planos de benefício definido, juntamente com o atuário contratado
  • Acompanhar o saldo dos participantes do Plano de Contribuição Definida com os recursos do plano registrado na contabilidade
  • Planejar e estabelecer as ações e atividades necessárias para o cumprimento dos objetivos, metas, planos e programas estabelecidos para a área
  • Administrar todas as atividades relacionadas às inscrições dos participantes e beneficiários, contribuições, concessão e manutenção de benefícios previdenciários
  • Supervisionar a elaboração da folha de pagamento de benefícios e resgates
  • Supervisionar os processos de portabilidade e BPD
  • Elaborar e controlar o plano de custeio e orçamento dos benefícios previdenciários
  • Acompanhar e validar os cálculos, as avaliações e as notas técnicas atuariais feitas pela consultoria contratada e fazer proposição, à Diretoria Executiva e aos Conselhos, das hipóteses utilizadas nas avaliações atuariais
  • Assessorar à Diretoria de Seguridade por meio da elaboração de estudos, cenários atuariais, relatórios gerenciais e pareceres técnicos
  • Elaborar estudos para proposição de melhorias nos planos de benefícios
  • Enviar ao órgão regulador as demonstrações atuariais aprovadas
  • Elaborar e supervisionar a distribuição dos documentos de divulgação aos participantes
  • Conferir a conciliação dos valores depositados e informados pela patrocinadora em relação às informações fornecidas pelo Financeiro e Contabilidade
  • Manter-se informado quanto ao resultado do ativo dos planos em relação ao passivo, adotando as providências que lhe couber para correção de eventuais distorções
  • Responder às demandas da patrocinadora, participantes e órgão fiscalizador relacionadas à sua área de atuação
  • Acompanhar as auditorias internas e externas, assegurando a disponibilização dos documentos e das informações solicitadas
  • Observar as normas legais e regulamentares e políticas administrativas aplicáveis à sua área de atuação
  • Avaliar os resultados obtidos na sua área, buscar práticas mais adequadas junto às empresas congêneres, e propor melhorias/aperfeiçoamentos nos processos da gerência
  • Supervisionar a qualidade da prestação de serviços por empresa terceirizada relativos aos processos da gerência, quando for o caso
  • Coordinar a parametrização e manutenção do sistema para cálculos de benefícios e outras operações de ordem previdenciária
  • Acompanhar e controlar as ocorrências de inadimplência dos planos da Fundação
  • Elaborar e propor minutas de instruções regulamentares dos planos previdenciários
  • Elaborar documentos e pareceres técnicos relacionados aos planos de previdência
  • Submeter à Diretoria de Seguridade conteúdo técnico de previdência complementar e dos planos de previdência administrados pela FUNDIÁGUA, para divulgação aos participantes, em apoio à área de relacionamento e comunicação
  • Manter atualizada a base de dados cadastral dos participantes e assistidos, bem como de seus dependentes
  • Acompanhar e validar inclusão de novas regras ou ajustes de erro no sistema, por meio do próprio sistema para garantir o processamento dos dados
  • Supervisionar a verificação da base de dados dos assistidos, periodicamente, para confirmação das informações existentes
  • Coordenar e monitorar as atividades relacionadas ao recadastramento de participantes e assistidos
  • Validar que no momento de adesão e de recadastramento, o participante ateste sua condição de enquadramento, ou não, como pessoa politicamente exposta e residência fiscal nos Estados Unidos da América, garantindo a guarda de tais informações
  • Acompanhar as atualizações na legislação previdenciária e promover as alterações devidas nos processos da área
  • Controlar a atualização da base de dados da Fundação em relação aos cargos dos empregados da patrocinadora
  • Manter relacionamento com a patrocinadora para tratar de assuntos e/ou resolver problemas inerentes à Gerência, sempre que necessário
  • Mapear e monitorar os riscos operacionais inerentes às atividades da área
  • Acompanhar e monitorar operações financeiras que possam ser consideradas suspeitas, vinculadas à gestão de seguridade
  • Acompanhar as ações previstas no Planejamento Estratégico da Fundação
  • Apoio técnico às áreas internas da FUNDIÁGUA, nos assuntos inerentes à sua área de atuação, buscando prevenir incorreções e prejuízos à FUNDIÁGUA
  • Assessoramento à Diretoria em assuntos de sua competência
  • Avaliar as atividades da área, propondo melhorias e aperfeiçoamentos
  • Elaboração de relatórios gerenciais periódicos com informações sobre as atividades, cumprimento das obrigações e resultados obtidos pela área
  • Elaboração e atualização das políticas, regulamentos, normas e procedimentos da área
  • Execução das ações definidas para mitigação dos riscos operacionais inerentes às atividades da área
  • Gerenciar a execução das ações de gestão de pessoas da equipe subordinada, procurando assegurar o cumprimento das políticas e diretrizes de carreira, gestão do desempenho, capacitação e desenvolvimento estabelecidos pela Fundação
  • Observar as normas legais, regulamentares e políticas administrativas aplicáveis à sua área de atuação
  • Participar de grupos de trabalho, comissões, comitês, projetos, treinamentos e outras atividades necessárias ao desenvolvimento das atividades e ao alcance dos resultados da Fundação
  • Desenvolver outras atividades de nível e complexidade semelhantes, a critério do Diretor da área

Requisitos

  • Ensino Superior completo, em Administração, Economia, Atuária
  • Especialização em Previdência Complementar, ou Gestão de Fundos de Pensão ou correlata
  • Experiência em áreas relacionadas aos cálculos atuariais ou pagamento de benefícios em Entidades de Previdência Complementar
  • Gestão atuarial de planos de previdência complementar
  • Estatística
  • Gerenciamento de equipe
  • Matemática financeira
  • Gestão de Entidades Fechadas de Previdência Complementar
  • Gestão de Planos de Previdência Complementar
  • Gestão de Investimentos
  • Contabilidade aplicada a Entidades Fechadas de Previdência Complementar
  • Redação institucional
  • Ferramentas de BI
  • Pacote office (Word, Excel, PowerPoint)
  • Sistemas internos

Carga horária

40 horas semanais

Tipo de contrato

CLT