Contrato: CLT (Efetivo) Vagas: 1 Carga horária: 40 Atividades
Local
Brasília - DF
Presencial
Responsabilidades
- Gerenciar o processo de arrecadação das contribuições dos planos previdenciários
- Estudar e propor melhorias nos Planos de Benefícios, com base no cenário interno e externo
- Acompanhar as provisões matemáticas e dos recursos garantidores dos planos de benefício definido, juntamente com o atuário contratado
- Acompanhar o saldo dos participantes do Plano de Contribuição Definida com os recursos do plano registrado na contabilidade
- Planejar e estabelecer as ações e atividades necessárias para o cumprimento dos objetivos, metas, planos e programas estabelecidos para a área
- Administrar todas as atividades relacionadas às inscrições dos participantes e beneficiários, contribuições, concessão e manutenção de benefícios previdenciários
- Supervisionar a elaboração da folha de pagamento de benefícios e resgates
- Supervisionar os processos de portabilidade e BPD
- Elaborar e controlar o plano de custeio e orçamento dos benefícios previdenciários
- Acompanhar e validar os cálculos, as avaliações e as notas técnicas atuariais feitas pela consultoria contratada e fazer proposição, à Diretoria Executiva e aos Conselhos, das hipóteses utilizadas nas avaliações atuariais
- Assessorar à Diretoria de Seguridade por meio da elaboração de estudos, cenários atuariais, relatórios gerenciais e pareceres técnicos
- Elaborar estudos para proposição de melhorias nos planos de benefícios
- Enviar ao órgão regulador as demonstrações atuariais aprovadas
- Elaborar e supervisionar a distribuição dos documentos de divulgação aos participantes
- Conferir a conciliação dos valores depositados e informados pela patrocinadora em relação às informações fornecidas pelo Financeiro e Contabilidade
- Manter-se informado quanto ao resultado do ativo dos planos em relação ao passivo, adotando as providências que lhe couber para correção de eventuais distorções
- Responder às demandas da patrocinadora, participantes e órgão fiscalizador relacionadas à sua área de atuação
- Acompanhar as auditorias internas e externas, assegurando a disponibilização dos documentos e das informações solicitadas
- Observar as normas legais e regulamentares e políticas administrativas aplicáveis à sua área de atuação
- Avaliar os resultados obtidos na sua área, buscar práticas mais adequadas junto às empresas congêneres, e propor melhorias/aperfeiçoamentos nos processos da gerência
- Supervisionar a qualidade da prestação de serviços por empresa terceirizada relativos aos processos da gerência, quando for o caso
- Coordinar a parametrização e manutenção do sistema para cálculos de benefícios e outras operações de ordem previdenciária
- Acompanhar e controlar as ocorrências de inadimplência dos planos da Fundação
- Elaborar e propor minutas de instruções regulamentares dos planos previdenciários
- Elaborar documentos e pareceres técnicos relacionados aos planos de previdência
- Submeter à Diretoria de Seguridade conteúdo técnico de previdência complementar e dos planos de previdência administrados pela FUNDIÁGUA, para divulgação aos participantes, em apoio à área de relacionamento e comunicação
- Manter atualizada a base de dados cadastral dos participantes e assistidos, bem como de seus dependentes
- Acompanhar e validar inclusão de novas regras ou ajustes de erro no sistema, por meio do próprio sistema para garantir o processamento dos dados
- Supervisionar a verificação da base de dados dos assistidos, periodicamente, para confirmação das informações existentes
- Coordenar e monitorar as atividades relacionadas ao recadastramento de participantes e assistidos
- Validar que no momento de adesão e de recadastramento, o participante ateste sua condição de enquadramento, ou não, como pessoa politicamente exposta e residência fiscal nos Estados Unidos da América, garantindo a guarda de tais informações
- Acompanhar as atualizações na legislação previdenciária e promover as alterações devidas nos processos da área
- Controlar a atualização da base de dados da Fundação em relação aos cargos dos empregados da patrocinadora
- Manter relacionamento com a patrocinadora para tratar de assuntos e/ou resolver problemas inerentes à Gerência, sempre que necessário
- Mapear e monitorar os riscos operacionais inerentes às atividades da área
- Acompanhar e monitorar operações financeiras que possam ser consideradas suspeitas, vinculadas à gestão de seguridade
- Acompanhar as ações previstas no Planejamento Estratégico da Fundação
- Apoio técnico às áreas internas da FUNDIÁGUA, nos assuntos inerentes à sua área de atuação, buscando prevenir incorreções e prejuízos à FUNDIÁGUA
- Assessoramento à Diretoria em assuntos de sua competência
- Avaliar as atividades da área, propondo melhorias e aperfeiçoamentos
- Elaboração de relatórios gerenciais periódicos com informações sobre as atividades, cumprimento das obrigações e resultados obtidos pela área
- Elaboração e atualização das políticas, regulamentos, normas e procedimentos da área
- Execução das ações definidas para mitigação dos riscos operacionais inerentes às atividades da área
- Gerenciar a execução das ações de gestão de pessoas da equipe subordinada, procurando assegurar o cumprimento das políticas e diretrizes de carreira, gestão do desempenho, capacitação e desenvolvimento estabelecidos pela Fundação
- Observar as normas legais, regulamentares e políticas administrativas aplicáveis à sua área de atuação
- Participar de grupos de trabalho, comissões, comitês, projetos, treinamentos e outras atividades necessárias ao desenvolvimento das atividades e ao alcance dos resultados da Fundação
- Desenvolver outras atividades de nível e complexidade semelhantes, a critério do Diretor da área
Requisitos
- Ensino Superior completo, em Administração, Economia, Atuária
- Especialização em Previdência Complementar, ou Gestão de Fundos de Pensão ou correlata
- Experiência em áreas relacionadas aos cálculos atuariais ou pagamento de benefícios em Entidades de Previdência Complementar
- Gestão atuarial de planos de previdência complementar
- Estatística
- Gerenciamento de equipe
- Matemática financeira
- Gestão de Entidades Fechadas de Previdência Complementar
- Gestão de Planos de Previdência Complementar
- Gestão de Investimentos
- Contabilidade aplicada a Entidades Fechadas de Previdência Complementar
- Redação institucional
- Ferramentas de BI
- Pacote office (Word, Excel, PowerPoint)
- Sistemas internos
Carga horária
40 horas semanais
Tipo de contrato
CLT