BIOLOGO - ANATOMIA PATOLOGICA - HOSPITAL MUNICIPAL CARDOSO FONTES Descrição da vaga Desde dezembro de 2024 a SPDM/PAIS é responsável, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, pelo gerenciamento do Hospital Cardoso Fontes.
Local
Rio de Janeiro - RJ
Presencial
Responsabilidades
- Executar, monitorar e apoiar as atividades técnicas e operacionais do setor de Anatomia Patológica, atuando no processamento de amostras histológicas e citológicas, de forma a garantir qualidade e segurança no suporte diagnóstico.
- Receber, conferir e identificar amostras de tecidos, líquidos e materiais biológicos para análise histopatológica e citológica.
- Realizar a fixação, processamento, inclusão, corte, coloração e montagem de lâminas histológicas.
- Preparar e corar lâminas citológicas (esfoliativas e por punção).
- Auxiliar em exames intraoperatórios (ex. congelção), quando necessário.
- Apoiar o médico patologista na organização e distribuição das lâminas para laudo.
- Controlar a qualidade dos procedimentos laboratoriais, mantendo registros e seguindo protocolos técnicos e de biossegurança.
- Realizar controle de estoque de reagentes, lâminas, insumos e solicitar reposições quando necessário.
- Colaborar com processos de acreditação e auditorias internas/externas.
- Seguir normas de segurança, descarte de resíduos e boas práticas laboratoriais.
- Participar de treinamentos e atualizações técnicas quando solicitado.
Requisitos
- Ensino Superior Completo em Biologia ou Ciências Biológicas
- Pós-Graduação completa na área
- Registro Ativo no Conselho da Classe
- Experiência mínima de 06 (seis) meses comprovada na função de Biólogo
- Experiência com Anatomia Patológica
Carga horária
30H (diurno e noturno)
Processo seletivo
- Cadastro
- Triagem
- Prova on-line
- Entrevista
- Contratação
Sobre a empresa
A SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina é uma Associação civil sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, reconhecida de utilidade pública federal, estadual e no município de sua sede, respectivamente pelos decretos nos. 57.925, de 04/03/1966, 40.103 de 17/05/1962 e 8.911, de 30/07/1970.
A Instituição atua nos âmbitos federal, estadual e municipal, em harmonia com suas políticas de saúde e de educação, e também como organização social habilitada em vários estados, na gerência de serviços e organizações de saúde, por meio de convênios e contratos de gestão.
A diretriz primordial da Associação é sua inserção no sistema de saúde direcionada ao tratamento, prevenção de doenças e à promoção da saúde primária, secundária e terciária, estreitando laços com a comunidade local e reafirmando seu compromisso social de atender a todos, sem discriminação.
Com o crescimento Institucional, a SPDM vem expandindo sua área de atuação com projetos, em desenvolvimento, na área da Assistência Social e na área Educacional.
Suas quatro superintendências - Hospital São Paulo, Instituições Afiliadas, Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS) e Educação - são gerenciadas por profissionais de alta capacitação técnica e notável saber.
O Programa de Atenção Integral à Saúde iniciou suas atividades no ano de 2001 no município de São Paulo, se estendendo para outros municípios e estados.
O Programa tem como objetivo garantir mudanças nos indicadores e na qualidade de vida da população, pautado, entre outros, pelos princípios da integralidade e da equidade, com uma visão estratégica da gestão dos serviços de saúde, definida em um processo de aprimoramento contínuo.
A SPDM oferece oportunidades de trabalho em suas unidades hospitalares, com plano de carreira, para pessoas com deficiência.
Missão Promover ações em saúde integradas com a gestão pública, em benefício da população de forma ética e humanizada, qualidade técnica, com compromisso social e ambiental.
Visão Ser referência em gestão de serviços em saúde, abrangendo todos os níveis da assistência, garantindo atendimento com qualidade à população dos municípios e estados parceiros.