Analista de Reputação e Experiência do Cliente Pleno

📍 São Paulo - SP Publicado 05/12/2025 Área: Analista de Reputação e Experiência do Cliente

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Sobre a vaga

Leia os requisitos e vantagens antes de aplicar. Atualize seu currículo para aumentar as chances.

A área de SAC/Gestão da Reclamação é responsável pela governança das manifestações de clientes nos canais externos, com foco em Reclame Aqui, Consumidor.gov e Procon, atuando de forma estratégica na proteção da reputação da marca, redução estrutural de reclamações e melhoria contínua da experiência do cliente.

Local

São Paulo - SP

Local (Atuamos com modelos híbridos, que serão explorados no processo seletivo)

Responsabilidades

  • Ser responsável pela estratégia, governança e performance do Reclame Aqui
  • Monitorar e analisar diariamente os principais indicadores como, Nota do RA, Índice de solução, SLA, Volume de reclamações e Reincidência por tema
  • Conduzir análises estruturadas de causa raiz dos principais ofensores
  • Construir e manter dashboards executivos de acompanhamento da reputação
  • Elaborar relatórios gerenciais para liderança
  • Atuar como ponte estratégica entre SAC e áreas parceiras
  • Definir e sustentar fluxos, Governança, Padrões de resposta (em conjunto com o time operacional) e Acompanhar a performance dos times operacionais e BPOs
  • Apoiar projetos de Redução estrutural de reclamações, Automação e Uso de dados e IA aplicados ao SAC
  • Conduzir a virada de reputação da empresa no Reclame Aqui
  • Apoiar a conquista do selo RA1000 com nota sustentada acima de 8
  • Reduzir de forma estrutural o volume de reclamações
  • Atuar com influência sobre áreas sem hierarquia direta
  • Lidar com cenários de pressão, alta exposição e impacto direto no negócio

Requisitos

  • Ensino Superior Completo
  • Experiência prévia com Reclame Aqui, SAC, Ouvidoria ou Gestão da Reclamação e forte atuação com Indicadores de atendimento.

Diferenciais

  • Familiaridade com análise de dados utilizando Pacote Office/Google Sheets em nível avançado e Power BI ou similares
  • Excelente capacidade de Análise crítica, Organização, Comunicação escrita e verbal.
  • Perfil estratégico, analítico e com visão de processo.

Benefícios

  • Vale Alimentação e Refeição Flexíveis
  • Plano de Saúde
  • Plano Odontológico
  • Wellhub e TotalPass
  • Academia Bio Ritmo exclusiva para Colaboradores: no Complexo Matriz
  • Participação nos Lucros - PLR
  • Programa de Ações: Porto em Ação: complementar à PLR até 2025
  • Quadras de Areia e Poliesportiva: no Complexo Matriz
  • Vale-Transporte
  • Serviços de Transporte de Vans
  • disponibilizadas nas principais estações de acesso à Porto
  • Licença Parental Estendida: até 40 dias para todas as configurações familiares
  • Licença Maternidade Estendida de 6 meses
  • Ambulatório Médico com Especialidades: no Complexo Matriz e Barra Funda
  • Auxílio creche ou babá
  • Seguro de Vida
  • Previdência Privada - PortoPrev
  • Desconto em Produtos e Serviços
  • Bolsa de estudos: Reembolso para graduação, pós ou MBA
  • Corridas mensais: subsídio para as principais corridas de ruas de São Paulo
  • Reembolso para idiomas (inglês ou espanhol)
  • Teatro Porto: sessões exclusivas para Colaboradores
  • Biblioteca
  • Sala de descanso: no completo Matriz
  • Salão de jogos: no complexo Matriz
  • Servicos de massagem e podologia: no completo Matriz

Processo seletivo

  • Cadastro
  • Triagem
  • Teste
  • Case
  • Entrevista RH
  • Entrevista Gestor(a)
  • Contratação

Sobre a empresa

A Porto é muito mais que uma seguradora: é um ecossistema gigante que utiliza tecnologia para criar soluções, através de quatro verticais de negócio: Porto Bank, Porto Saúde, Porto Seguro e Porto Serviço.

A reputação e o reconhecimento conquistados ao longo de mais de 7 décadas reforçam o tamanho da Porto, uma empresa referência em negócios, feita para e por pessoas.

Aqui, bate no peito de 13 mil colaboradores o orgulho de fazer parte de uma organização sólida e ética , que transforma sonhos em realidades fantásticas para os nossos mais de 15,8 milhões de clientes.

São mais de 101 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil.

O aprendizado faz parte do nosso DNA, e aqui, você terá incentivos, ferramentas e gente boa para você aprender e crescer, a cada dia, um ambiente de acolhimento e segurança, onde cada um possa ser e se orgulhar de quem se é, promovendo um espaço de respeito e vivendo de forma integral e com bem-estar, em uma empresa genuinamente humana.

DIVERSIDADE & INCLUSÃO NA PORTO Aqui na Porto, valorizamos a diversidade e acreditamos que um time plural é imprescindível para o desenvolvimento de todo o nosso negócio, da sociedade, e de cada pessoa, pois entendemos que cada indivíduo é único na construção de um ambiente mais inovador e inclusivo.

Juntos, trabalhamos diariamente para construirmos um espaço seguro, livre e acolhedor, com mais pluralidade e respeito.

Por isso, incentivamos fortemente a inscrição de mulheres, de pessoas negras e indígenas, de pessoas com deficiência e de pessoas LGBTQIA+ em todas as nossas vagas.

Informações adicionais

  • Local de trabalho: Local (Atuamos com modelos híbridos, que serão explorados no processo seletivo)