Analista de Importação Pleno Descrição da vaga Se você gosta de desafios e aprendizado contínuo, nós temos uma excelente oportunidade para atuar como analista de importação Pl.
Local
São Leopoldo - RS
Presencial
Responsabilidades
- Prospecção e desenvolvimento de fornecedores internacionais , avaliando qualidade, confiabilidade e compliance com as normas da empresa.
 - Negociação de preços, prazos e condições comerciais com foco em redução de custos e otimização de processos.
 - Gestão de pedidos de compra internacionais , desde a emissão até o acompanhamento da entrega, garantindo o cumprimento dos prazos e especificações.
 - Coordenação de processos de importação , em parceria com despachantes aduaneiros e agentes de carga, assegurando conformidade com legislações e procedimentos alfandegários.
 - Análise de mercado internacional , identificando tendências, oportunidades de novos produtos e riscos logísticos ou cambiais.
 - Controle e atualização de indicadores de desempenho da área de compras internacionais (KPIs), como lead time, savings e performance de fornecedores.
 - Colaboração com áreas internas como logística, financeiro, qualidade e planejamento para garantir o alinhamento estratégico das aquisições.
 - Gestão documental e compliance , assegurando que todos os processos estejam em conformidade com políticas internas e exigências legais.
 - Gestão de processos de importação , incluindo classificação fiscal (NCM), análise de Incoterms, e acompanhamento de desembaraço aduaneiro.
 - Elaboração e conferência de documentos internacionais , como faturas comerciais (invoice), packing list, certificados de origem, e documentos de transporte (BL, AWB).
 - Controle de custos de importação , incluindo impostos, taxas portuárias, fretes internacionais e nacionais, e armazenagem.
 - Atualização e controle de registros no sistema ERP , assegurando a correta entrada de dados fiscais e logísticos.
 - Suporte à auditoria e compliance aduaneiro , mantendo a documentação organizada e acessível para fiscalizações e controles internos.
 - Elaboração e Análise de MRP , assegurando a correta geração das demandas de compras conforme os parâmetros definidos.
 - Participação ativa no processo de S&OP , contribuindo nas reuniões interdepartamentais com análises estratégicas relacionadas à projeção de estoques, identificação de riscos de ruptura e oportunidades de melhoria no planejamento.
 
Requisitos
- Formação superior completa em Administração, Comércio Exterior, Negócios Internacionais, ou áreas relacionadas.
 - Inglês - Avançado
 - Pós-graduação ou especialização será considerada um diferencial.
 
Processo seletivo
- Cadastro
 - Fit Cultural
 - Entrevista
 - Excel | Power BI
 - Avaliação Psicológica
 - Carta Proposta
 - Contratação
 
Sobre a empresa
Empresa líder de mercado em seu segmento, com mais de 100 anos de tradição, busca pessoas dinâmicas, inovadoras, com visão sistêmica para continuar inovando e surpreendendo seus clientes pela qualidade de seus produtos.
GEDORE FERRAMENTAS PARA VIDA.
Sobre a GEDORE
- GEDORE É UMA MULTINACIONAL ALEMÃ COM MAIS DE 100 ANOS DE HISTÓRIA e ao longo dos anos expandiu para outros países e continentes.
 - Atualmente seu portfólio conta com mais de 18.000 itens que são fabricados em diversos países como Áustria, África do Sul, Alemanha, Inglaterra e Brasil.
 - Em 2022, a sede brasileira completou 60 anos de sucesso e atualmente é a segunda maior planta do grupo, localizada na cidade de São Leopoldo/RS.
 - A GEDORE Brasil é responsável por desenvolver, fabricar e comercializar os produtos distribuídos em todo território brasileiro e América Latina, gerando empregos diretos e indiretos, impactando positivamente na economia rio-grandense e brasileira.
 - Além da tradicional marca GEDORE, focada na fabricação de ferramentas industriais, em 2018, foi feito o lançamento global da linha GEDORE red, com foco em ferramentas automotivas e profissionais.
 - Em 2019, ressurge a linha ROBUST com o foco para o público hobbista, levando a marca GEDORE em todos os momentos da vida, desde a indústria até a sua casa!