Analista de Controladoria

📍 Concórdia - SC Publicado 28/10/2025 💰 R$ 3.997,55 + benefícios Área: Analista de Controladoria
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Analista de Controladoria - Unidade Concórdia Salário: R$ 3.997,55+ benefícios Horário:08:00 às 18:00 Segunda a Quinta/ Sexta 08:00 às 17:00

Local

Concórdia - SC

Presencial

Responsabilidades

  • Realizar as conciliações contábeis, calcular, efetuar e analisar tributos, tanto os retidos na fonte quanto PIS, CONFINS, ICMS.
  • Parametrizar os sistemas Gesthos e o Nasajon.
  • Renovar as certidões: municipais, estaduais e federais.
  • Analisar a habilitação dos Prestadores/Fornecedores via Etapa de Validação Documental em Fluxo de aprovação do Módulo Contrato.
  • Prestar Contas em Canais Governamentais Oficiais.
  • Elaborar Cronogramas e Analisar Relatórios dos Inventários Patrimoniais, aplicando RNCs conforme normas Institucionais.
  • Monitorar os vencimentos dos documentos normativos da Fundação relacionados na Controladoria, acionando as áreas responsáveis para sua regularização com antecedência conforme padrão dos órgãos respectivos, contribuindo para atualização/renovação em tempo hábil.
  • Cadastrar, classificar, identificar e inventariar os bens patrimoniais da FHFSA, assegurando a atualização e integridade das informações.
  • Acompanhar baixas, movimentações e transferências de bens imobilizados, conforme normas e procedimentos estabelecidos.
  • Auxiliar na análise e cálculo da depreciação de ativos imobilizados, utilizando ferramentas e sistemas adequados para controle patrimonial.
  • Colaborar na elaboração e atualização de relatórios patrimoniais para suporte às áreas envolvidas e auditorias.
  • Registrar transações financeiras, classificando-as em contas específicas, garantindo que os lançamentos estejam corretos e completos;
  • Comparar os registros internos com os extratos bancários para identificar e corrigir discrepâncias, assegurando que todas as transações estejam devidamente contabilizadas;
  • Auxiliar no fechamento mensal, trimestral e anual, assegurando que todos os registros estejam corretos e prontos para análise;
  • Fornecer suporte e documentação necessária durante auditorias externas, facilitando o processo de revisão por partes terceiras;
  • Organizar a documentação necessária para prestação de contas;
  • Auxiliar na elaboração das projeções financeiras da empresa para o ano subsequente;
  • Analisar as despesas e contas bancárias (e patrimoniais) da organização que presta serviço;
  • Organizar e conferir toda a documentação relativa às contas (ativo e passivo) da empresa;
  • Atender as solicitações dos auditores externos, em casos de auditoria para detecção de irregularidades na parte contábil;
  • Acompanhar o vencimento e providenciar a renovação das Certidões Negativas de Débito e encaminhar repassar e os disponibilizar aos setores solicitantes;
  • Realizar conciliação de fornecedores e processos de compra;
  • Importar as informações do GestHos para o sistema Contábil e de Prestação de Contas;
  • Verificar os vínculos corretos dos documentos fiscais à devida Conta Financeira para o fechamento Financeiro e Contábil;
  • Registrar treinamentos a funcionários – quando necessário, para serem habilitados a cada operação.
  • Observar as normas de segurança, controle ambiental e outras internas e/ou a legislação, pertinentes às suas atividades;
  • Analisar documentos de constituição dos Prestadores/Fornecedores, validando se os mesmos estão habilitados para fornecer os produtos/serviços à FHSFA, conforme Políticas Internas, e normas legais e/ou governamentais (processo realizado via Módulo Contratos).
  • Analisar o processo documental e elaborar a prestação de contas junto aos órgãos competentes, conforme plano de trabalho elaborado pelo Escritório de Projetos e validado pela Superintendência e aprovado pelo Órgão Federativo, cumprindo as especificações determinadas.
  • Monitorar os vencimentos dos documentos normativos da Fundação, disparando alertas para as áreas responsáveis com a antecedência baseada nos prazos legais para renovação.
  • Elaborar relatórios após Inventários Patrimoniais, apurando resultados, analisando distorções e tomando as devidas providências conforme Políticas e Normas Institucionais.
  • Reportar ao superior imediato quaisquer situações atípicas identificadas em quaisquer atividades realizadas, buscando orientações imediatas para tratar situações novas, não vivenciadas em suas rotinas.
  • Monitorar os vencimentos dos Seguros da FHSFA, cotando, apresentando estudo de viabilidade e solicitando aprovação da Superintendência, para novas contratações e renovações de apólices.
  • Analisar e realizar o levantamento patrimonial dos bens da Fundação; Orientar os responsáveis pelos bens quanto à manutenção dos cuidados necessários;
  • Controlar a documentação relacionada às movimentações (entradas, saídas e movimentações internas) de todos os ativos imobilizados da FHSFA;
  • Conferir e registrar toda a documentação patrimonial no Sistema GestHos;
  • Controlar e manter organizado o arquivo de documentação patrimonial;
  • Orientar os setores sobre a aplicabilidade do processo de identificação dos bens patrimoniais;
  • Acompanhar e orientar os setores sobre divergências nos processos de transferências, responsabilidades e baixas dos bens imobilizados;
  • Encaminhar aos gestores a relação dos patrimônios setoriais para o inventário rotativo;
  • Controlar o uso e a compra das etiquetas de identificação dos bens, conforme necessário;
  • Enviar mensalmente os relatórios patrimoniais à Contabilidade e à alta gestão sempre que solicitado;
  • Realizar o inventário patrimonial setorial trimestralmente, para verificar e apurar possíveis divergências;
  • Adotar as ferramentas de Qualidade da FHSFA;
  • Participar de auditorias internas e externas esclarecendo dúvidas e verificando toda a documentação necessária;
  • Executar outras tarefas similares às acima descritas a critério do Gestor;
  • Participar das rotinas setoriais, reuniões e treinamentos conforme demanda;
  • Observar as normas de segurança, controle ambiental e outras regulamentações internas e/ou legislação pertinente

Requisitos

  • Exigido: Superior completo em Ciências Contábeis, Economia, Administração, Direito
  • Desejável (Plus para o candidato, não impede contratação): Pós-Graduação em Controladoria e Finanças, Gestão Hospitalar, Finanças, Auditoria Tributária
  • Conhecimento ou vivência com sistema Contábil, Fiscal e Financeiro, rotinas de controle Patrimonial, Prestação de Contas, Administração Pública e Análise de Cadastro de Fornecedores

Benefícios

  • Restaurante na empresa
  • Vale transporte
  • Cesta alimentação de R$ 212,00
  • Plano odontológico
  • Plano de saúde Unimed - cooparticipativo
  • Desconto em faculdades e farmácias
  • Oportunidade de crescimento na empresa
  • Plano Funerário
  • Convênio com o SESC/MG
  • Convênio de desconto com a Kirry (Energia Elétrica)
  • Presença premiada (R$ 60,00)
  • Convênio com o Laboratório Lapeco

Faixa salarial

R$ 3.997,55 + benefícios

Carga horária

08:00 às 18:00 Segunda a Quinta/ Sexta 08:00 às 17:00

Tipo de contrato

Não especificado

Processo seletivo

  • Etapa 1: Cadastro
  • Etapa 2: Teste de perfil comportamental
  • Etapa 3: Entrevista com o RH, avaliações e testes
  • Etapa 4: Entrevista técnica com o gestor
  • Etapa 5: Contratação

Sobre a empresa

O Hospital São Francisco (HSF) é uma entidade filantrópica de direito privado, com autonomia administrativa e financeira, regida por estatuto próprio.

Com duas unidades – Concórdia e Santa Lúcia –, é hoje o segundo maior hospital geral de alta complexidade com atendimento 100% SUS em Belo Horizonte.

Referência em segurança, qualidade e humanização, o HSF oferece assistência em mais de 40 especialidades médicas e realiza, todos os anos, mais de 1 milhão de procedimentos, entre cirurgias, consultas, internações, exames e tratamentos como quimioterapia, radioterapia e braquiterapia.

Mais do que um centro de atendimento, somos também um polo de ensino e formação profissional, com programas de residência e especialização em áreas como Cardiologia, Cirurgia da Mão, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia e Oncologia Clínica.

Nosso propósito é claro: