Analista de Controladoria - Unidade Concórdia Salário: R$ 3.997,55+ benefícios Horário:08:00 às 18:00 Segunda a Quinta/ Sexta 08:00 às 17:00
Local
Concórdia - SC
Presencial
Responsabilidades
- Realizar as conciliações contábeis, calcular, efetuar e analisar tributos, tanto os retidos na fonte quanto PIS, CONFINS, ICMS.
- Parametrizar os sistemas Gesthos e o Nasajon.
- Renovar as certidões: municipais, estaduais e federais.
- Analisar a habilitação dos Prestadores/Fornecedores via Etapa de Validação Documental em Fluxo de aprovação do Módulo Contrato.
- Prestar Contas em Canais Governamentais Oficiais.
- Elaborar Cronogramas e Analisar Relatórios dos Inventários Patrimoniais, aplicando RNCs conforme normas Institucionais.
- Monitorar os vencimentos dos documentos normativos da Fundação relacionados na Controladoria, acionando as áreas responsáveis para sua regularização com antecedência conforme padrão dos órgãos respectivos, contribuindo para atualização/renovação em tempo hábil.
- Cadastrar, classificar, identificar e inventariar os bens patrimoniais da FHFSA, assegurando a atualização e integridade das informações.
- Acompanhar baixas, movimentações e transferências de bens imobilizados, conforme normas e procedimentos estabelecidos.
- Auxiliar na análise e cálculo da depreciação de ativos imobilizados, utilizando ferramentas e sistemas adequados para controle patrimonial.
- Colaborar na elaboração e atualização de relatórios patrimoniais para suporte às áreas envolvidas e auditorias.
- Registrar transações financeiras, classificando-as em contas específicas, garantindo que os lançamentos estejam corretos e completos;
- Comparar os registros internos com os extratos bancários para identificar e corrigir discrepâncias, assegurando que todas as transações estejam devidamente contabilizadas;
- Auxiliar no fechamento mensal, trimestral e anual, assegurando que todos os registros estejam corretos e prontos para análise;
- Fornecer suporte e documentação necessária durante auditorias externas, facilitando o processo de revisão por partes terceiras;
- Organizar a documentação necessária para prestação de contas;
- Auxiliar na elaboração das projeções financeiras da empresa para o ano subsequente;
- Analisar as despesas e contas bancárias (e patrimoniais) da organização que presta serviço;
- Organizar e conferir toda a documentação relativa às contas (ativo e passivo) da empresa;
- Atender as solicitações dos auditores externos, em casos de auditoria para detecção de irregularidades na parte contábil;
- Acompanhar o vencimento e providenciar a renovação das Certidões Negativas de Débito e encaminhar repassar e os disponibilizar aos setores solicitantes;
- Realizar conciliação de fornecedores e processos de compra;
- Importar as informações do GestHos para o sistema Contábil e de Prestação de Contas;
- Verificar os vínculos corretos dos documentos fiscais à devida Conta Financeira para o fechamento Financeiro e Contábil;
- Registrar treinamentos a funcionários – quando necessário, para serem habilitados a cada operação.
- Observar as normas de segurança, controle ambiental e outras internas e/ou a legislação, pertinentes às suas atividades;
- Analisar documentos de constituição dos Prestadores/Fornecedores, validando se os mesmos estão habilitados para fornecer os produtos/serviços à FHSFA, conforme Políticas Internas, e normas legais e/ou governamentais (processo realizado via Módulo Contratos).
- Analisar o processo documental e elaborar a prestação de contas junto aos órgãos competentes, conforme plano de trabalho elaborado pelo Escritório de Projetos e validado pela Superintendência e aprovado pelo Órgão Federativo, cumprindo as especificações determinadas.
- Monitorar os vencimentos dos documentos normativos da Fundação, disparando alertas para as áreas responsáveis com a antecedência baseada nos prazos legais para renovação.
- Elaborar relatórios após Inventários Patrimoniais, apurando resultados, analisando distorções e tomando as devidas providências conforme Políticas e Normas Institucionais.
- Reportar ao superior imediato quaisquer situações atípicas identificadas em quaisquer atividades realizadas, buscando orientações imediatas para tratar situações novas, não vivenciadas em suas rotinas.
- Monitorar os vencimentos dos Seguros da FHSFA, cotando, apresentando estudo de viabilidade e solicitando aprovação da Superintendência, para novas contratações e renovações de apólices.
- Analisar e realizar o levantamento patrimonial dos bens da Fundação; Orientar os responsáveis pelos bens quanto à manutenção dos cuidados necessários;
- Controlar a documentação relacionada às movimentações (entradas, saídas e movimentações internas) de todos os ativos imobilizados da FHSFA;
- Conferir e registrar toda a documentação patrimonial no Sistema GestHos;
- Controlar e manter organizado o arquivo de documentação patrimonial;
- Orientar os setores sobre a aplicabilidade do processo de identificação dos bens patrimoniais;
- Acompanhar e orientar os setores sobre divergências nos processos de transferências, responsabilidades e baixas dos bens imobilizados;
- Encaminhar aos gestores a relação dos patrimônios setoriais para o inventário rotativo;
- Controlar o uso e a compra das etiquetas de identificação dos bens, conforme necessário;
- Enviar mensalmente os relatórios patrimoniais à Contabilidade e à alta gestão sempre que solicitado;
- Realizar o inventário patrimonial setorial trimestralmente, para verificar e apurar possíveis divergências;
- Adotar as ferramentas de Qualidade da FHSFA;
- Participar de auditorias internas e externas esclarecendo dúvidas e verificando toda a documentação necessária;
- Executar outras tarefas similares às acima descritas a critério do Gestor;
- Participar das rotinas setoriais, reuniões e treinamentos conforme demanda;
- Observar as normas de segurança, controle ambiental e outras regulamentações internas e/ou legislação pertinente
Requisitos
- Exigido: Superior completo em Ciências Contábeis, Economia, Administração, Direito
- Desejável (Plus para o candidato, não impede contratação): Pós-Graduação em Controladoria e Finanças, Gestão Hospitalar, Finanças, Auditoria Tributária
- Conhecimento ou vivência com sistema Contábil, Fiscal e Financeiro, rotinas de controle Patrimonial, Prestação de Contas, Administração Pública e Análise de Cadastro de Fornecedores
Benefícios
- Restaurante na empresa
- Vale transporte
- Cesta alimentação de R$ 212,00
- Plano odontológico
- Plano de saúde Unimed - cooparticipativo
- Desconto em faculdades e farmácias
- Oportunidade de crescimento na empresa
- Plano Funerário
- Convênio com o SESC/MG
- Convênio de desconto com a Kirry (Energia Elétrica)
- Presença premiada (R$ 60,00)
- Convênio com o Laboratório Lapeco
Faixa salarial
R$ 3.997,55 + benefícios
Carga horária
08:00 às 18:00 Segunda a Quinta/ Sexta 08:00 às 17:00
Tipo de contrato
Não especificado
Processo seletivo
- Etapa 1: Cadastro
- Etapa 2: Teste de perfil comportamental
- Etapa 3: Entrevista com o RH, avaliações e testes
- Etapa 4: Entrevista técnica com o gestor
- Etapa 5: Contratação
Sobre a empresa
O Hospital São Francisco (HSF) é uma entidade filantrópica de direito privado, com autonomia administrativa e financeira, regida por estatuto próprio.
Com duas unidades – Concórdia e Santa Lúcia –, é hoje o segundo maior hospital geral de alta complexidade com atendimento 100% SUS em Belo Horizonte.
Referência em segurança, qualidade e humanização, o HSF oferece assistência em mais de 40 especialidades médicas e realiza, todos os anos, mais de 1 milhão de procedimentos, entre cirurgias, consultas, internações, exames e tratamentos como quimioterapia, radioterapia e braquiterapia.
Mais do que um centro de atendimento, somos também um polo de ensino e formação profissional, com programas de residência e especialização em áreas como Cardiologia, Cirurgia da Mão, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia e Oncologia Clínica.
Nosso propósito é claro: