Analista de Materiais/Fornecedores

Weg
📍 São Bernardo do Campo - SP Publicado 16/12/2025 Área: Analista de Materiais

Entre ou cadastre-se para liberar a candidatura

Faça login para acessar o link original e 69.853 vagas ativas.

  • Candidatura liberada em 1 clique
  • Alertas de vagas
  • Favoritas salvas
  • Matches do seu perfil

Sem custo — leva cerca de 1 minuto.

Sobre a vaga

Leia os requisitos e vantagens antes de aplicar. Atualize seu currículo para aumentar as chances.

Responsável pela compra, desenvolvimento e qualificação de materiais/fornecedores nacionais/importados de produtos e serviços terceirizados(classe A/B/C), planejando a manutenção da sistemática do Controle da Qualidade do recebimento de matérias-primas, visando garantir a redução dos custos do produto, melhoria da qualidade e atendimento dos prazos.

Local

São Bernardo do Campo - SP

Presencial

Responsabilidades

  • Fazer elo de ligação entre a Engenharia de Produtos e Suprimentos em todos os novos desenvolvimentos e alterações de produtos, verificando ou participando em grupos de trabalho juntamente com a Engenharia ou Projetos nas descrições técnicas dos componentes, desenvolvendo novos materiais e fornecedores em conjunto, e efetuando acompanhamento na evolução dos testes/ensaios realizados pelos diversos setores envolvidos.
  • Desenvolver e aprimorar instruções (normas, fluxogramas e características de qualidade dos produtos) para inspeção de matérias primas, componentes e produtos fornecidos pelo cliente com base nas normas técnicas WEG ou em normas de entidades oficiais.
  • Elaborar relação de materiais com fornecedor único ou problemas técnico/comerciais de fornecimento e fixar prioridades em conjunto Chefia/Gerência Depto., bem como providenciar fontes alternativas de fornecimento.
  • Encaminhar a compra de amostras e lotes pilotos, e acompanhar os testes dos materiais em desenvolvimento, submetendo os resultados à apreciação da Comissão de Materiais e Diretoria a fim de oficializar o cadastramento do fornecedor, conforme descrito no MANUAL DA QUALIDADE.
  • Desenvolver e aprimorar o sistema de qualificação de fornecedores, visando a seleção de fornecedores que atendam às exigências da empresa.
  • Participar da análise de estatísticas de defeitos de fabricação, e de defeitos no campo, visando determinar causas e definir ações corretivas, principalmente no que tange a materiais/fornecedores.
  • Elaborar material e Auxiliar nas apresentações do sistema de qualidade (qualificação de fornecedores) da empresa para clientes.
  • Auxiliar na elaboração juntamente com os compradores do contrato de Fornecimento de materiais, orientando nas clausulas/detalhes técnicos, acompanhando a aplicação das cláusulas nele existente.
  • Realizar análise comparativa entre materiais de estoque e produtos alternativos, buscando vantagens econômicas e qualitativas para a empresa.
  • Participar de compras de componentes e matérias primas utilizadas no processo produtivo.
  • Definir e acompanhar produto alternativo adquirido em caráter emergencial de fornecedores não cadastrados.
  • Organizar e manter arquivo de normas técnicas e catálogos de produtos, controlando normas e desenhos técnicos em poder de fornecedores.
  • Atender fornecedores e ou representantes potenciais quando se tratar de assuntos técnicos/comerciais de interesse da empresa.
  • Compilar informações à fornecedores ou Associações de Classe, sobre produtos consumidos pela Empresa.
  • Corrigir, adequar e liberar para o sistema narrativas de itens de estoque cadastrados pelo Depto. de Engenharia do Produto, uniformizando as descrições e cadastrando os fornecedores.
  • Analisar em conjunto com a Engenharia alterações propostas por fornecedores visando economia/qualidade para a empresa.
  • Auditar registros da qualidade da seção de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores.
  • Acompanhar auditorias da qualidade.
  • Propor e elaborar normas técnicas WEG, visando para atender as necessidades do departamento.
  • Participar do desenvolvimento e implantação de programas de qualidade garantida com fornecedores de componentes e matérias primas.
  • Acompanhar e realizar visitas à fornecedores, visando avaliar estruturas da qualidade, análise e soluções de desvios de qualidade.
  • Analisar periodicamente os históricos da qualidade e pontualidade de fornecedores, avaliando e propondo ações corretivas para melhoria.
  • Analisar registros de não conformidades referente à desvios de qualidade em componentes e matérias primas.
  • Avaliar qualidade e quantidade de inspeções realizadas pelos inspetores de Qualidade, verificando o cumprimento do plano de controle a fim de assegurar os níveis padrões estabelecidos.

Requisitos

  • Grau de Instrução - Ensino Superior Completo
  • Formação Escolar - BACHARELADO ENGENHARIA MECÂNICA - BACHARELADO ENGENHARIA ELÉTRICA - BACHARELADO ENGENHARIA MATERIAIS
  • Habilidades Pessoais - Facilidade Trabalho em Equipe - Iniciativa - Persuasão - Capacidade Analítica - Organização - Liderança - Facilidade Números/Cálculos - Relacionamento Interpessoal - Negociação
  • Conhecimentos Específicos - Informática Intermediário - Ferramentas Qualidade Intermediário - Leitura Interpretação Desenho - Auditorias Qualidade - Kanban/Just-in-time - Normas ISO 9000/ABNT/DIN - Avaliação Fornecedores - Mecanica/Eletrica (Engenheiro/Tecnólogo) - Formação Custo ABC de Materiais - Aplicação Principais Impostos Básico - Negociação Contrato Fornecimento - Matemática Comercial/Financeira Intermediário - Logística Aplicação Fornecedor Internacional
  • Idiomas - INGLES AVANCADO

Diferenciais

  • Convênio Médico, Odontológico, VT, Estacionamento, VA, Restaurante no Local e PLR.

Benefícios

  • Convênio Médico, Odontológico, VT, Estacionamento, VA, Restaurante no Local e PLR.

Processo seletivo

  • Cadastro
  • Mapeamento Comportamental
  • Teste de Raciocínio Verbal Completo
  • Teste de Inglês
  • Conversa com o RH
  • Conversa com o gestor
  • Validação Interna
  • Contratação

Sobre a empresa

A WEG cresce a cada dia e abre oportunidades para pessoas que criam, inovam e buscam o desenvolvimento para crescer com ela. Valorizamos a geração de oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal, os direitos humanos, a diversidade e o meio ambiente. Investimos nas soluções para redução de emissões e na promoção social em comunidades onde estamos inseridos com foco na saúde e educação. Trabalhamos em equipe, com ambiente aberto e propício ao debate e troca de ideias. Reunimos e compartilhamos conhecimentos e habilidades para aprimorar constantemente nosso processo de decisão. Promovemos, através de um sistema estruturado de governança em todos os níveis, a transparência, integridade, ética e segurança em tudo o que fazemos, respeitando os direitos de todas as partes interessadas. Priorizamos a simplicidade em nossas relações e perseguimos o aumento da eficiência e competitividade tornando nossos produtos e processos cada vez melhores. Buscamos permanentemente fazer mais com menos, com excelência na execução. Investimos em pesquisa, desenvolvimento, inovação e qualidade, buscando formas de melhor atender a sociedade em transformação. Constantemente nos adaptamos, com flexibilidade, para atender as necessidades dos nossos clientes. Desenvolvemos pessoas para exercerem com excelência o seu papel no desdobramento da estratégia e na manutenção e disseminação da cultura da empresa.

Etapas do processo seletivo

  • Etapa 1: Cadastro
  • Etapa 2: Mapeamento Comportamental
  • Etapa 3: Teste de Raciocínio Verbal Completo
  • Etapa 4: Teste de Inglês
  • Etapa 5: Conversa com o RH
  • Etapa 6: Conversa com o gestor
  • Etapa 7: Validação Interna
  • Etapa 8: Contratação