Senado Federal

PLP 12/2026

O PLP 12/2026 propõe a inclusão das atividades de cantaria e trabalho em pedreiras para os Microempreendedores Individuais (MEIs). Isso visa ampliar as possibilidades de negócios para pequenos empreendedores.

Altera a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006 (Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte), para incluir as atividades de cantaria e trabalho em pedreiras entre as ocupações permitidas ao Microempreendedor Individual (MEI). Status: AGUARDANDO DESPACHO Última movimentação: 10/02/2026 17:45

Resumo em linguagem popular

O PLP 12/2026 propõe a inclusão das atividades de cantaria e trabalho em pedreiras para os Microempreendedores Individuais (MEIs). Isso visa ampliar as possibilidades de negócios para pequenos empreendedores.

O que muda na prática

Se a proposta for aprovada, os MEIs poderão incluir essas atividades em seus negócios, facilitando a entrada de novos empreendedores nesses setores.

Quem pode ser impactado

Microempreendedores Individuais (MEIs) e trabalhadores do setor de cantaria e pedreiras.

O que pode acontecer agora

O próximo passo é a análise e possível despacho pelo Plenário do Senado Federal, que está atualmente em estágio de espera.

Dados principais

Matéria
PLP 12/2026
Casa
Senado Federal
Tipo
Projeto de Lei Complementar
Status atual
AGUARDANDO DESPACHO
Órgão atual
Plenário do Senado Federal
Última movimentação
10/02/2026 17:45
Autoria oficial
04/02/2026 16:07 Plenário do Senado Federal

Informe legislativo

Autuado o Projeto de Lei Complementar nº 12/2026. O projeto vai à publicação.

04/02/2026 00:00 Plenário do Senado Federal

AGUARDANDO DESPACHO

AGUARDANDO DESPACHO.

Links oficiais

Reportar imprecisão

Se você encontrar algum erro factual, lacuna de contexto ou problema de leitura, fale com o time pelo formulário público de contato.

Pedir revisão